Tomate e doenças cardiovasculares

Você sabia que mais de 30% das causas de mortes no mundo são causadas por doenças cardiovasculares? 

Anualmente, cerca de 41 milhões de pessoas morrem de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todo o mundo, o que constitui 71% de todas as mortes. Destes, aproximadamente 15 milhões de pessoas estão na faixa etária de 30 a 69 anos. As doenças cardiovasculares representam o maior risco, 30% seguidas pelas doenças relacionadas ao câncer, doenças respiratórias e diabetes. 

Alimentação desequilibrada, obesidade e sedentarismo são os principais fatores que desencadeiam o aumento da pressão arterial, inflamações crônicas e agregação plaquetária, que relacionadas ao estresse são as causas mais comuns destes óbitos. 

Descobertas recentes mostram que há componentes extraídos do tomate que atuam diretamente nas plaquetas, evitando a agregação dos vasos sanguíneos. 

O tomate é reconhecido como um excelente fruto para a prevenção de doenças cardíacas. Esta fruta tão usada no dia a dia, contém dois antioxidantes naturais: o licopeno e o betacaroteno, que nosso corpo transforma em vitamina A. Esses compostos exercem também um papel antinflamatório. 

Há comprovação cientifica de que esses compostos quando se encontram em baixos níveis no sangue, nos tornam mais sujeitos ao risco de ataques cardíacos e derrames.  

Portanto, mudanças no estilo de vida e consumo alimentar adequado, além do consumo de alimentos funcionais como o tomate, são fundamentais para a redução do risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares. 

E com base nesse e todo nosso conhecimento cientifico e claro, com muita técnica e prática é que sempre trazemos pra vocês em cada uma das nossas refeições o melhor que cada alimento pode oferecer à você e sua saúde. 

Texto: Eliana Oliveira
Nutricionista Hello! Veggie.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *