Devemos temer comer frutas?

Tudo indica que a pandemia da COVID-19 favoreceu a decisão de muita gente em se alimentar mais saudável e a comer mais frutas diariamente. Isso deixa qualquer nutricionista feliz.

Na cabeça de muitos, fruta é açúcar. Então, hoje vivemos uma onda de pavor com o açúcar. Mas devemos temer comer frutas?

Fruta ‘tem’ açúcar, mas não ‘é’ açúcar. Além das fibras, as frutas são cheias de antioxidantes e compostos fitoquímicos que são benéficos para a saúde e longevidade. Algumas pessoas podem se preocupar que frutas tenham açúcar e, portanto, devam ser evitadas, mas a bioquímica humana não é tão simples assim.

Embora a maioria das frutas tenha uma carga glicêmica mais alta, certas frutas têm índice glicêmico muito baixo. Isso significa que, quando consumidas inteiras, eles não causam um aumento repentino do açúcar no sangue, e sim lento e saudável. Frutas com baixo índice glicêmico incluem frutas vermelhas, peras, maçãs, ameixas, pêssegos, kiwis, uvas, coco (polpa), maracujá, figos e abacate.

Por outro lado, as nossas frutas tropicais tendem a ter um valor glicêmico mais alto e incluem abacaxi, banana, mamão, manga, caqui, melancia e melão. Mas, as frutas são cheias de nutrientes, polifenóis benéficos e outros compostos fitoquímicos que têm potentes efeitos protetores contra o risco de doenças. Além disso, a fibra neles retarda a digestão e nos deixa saciados por mais tempo (o que não acontece com o consumo de doces e açúcar, por exemplo).

E lembre-se de que a fibra solúvel também tem potencial prebiótico, o que significa que ela alimenta bactérias intestinais boas para fomentar a diversidade da flora e da saúde intestinal!

As frutas mais maduras têm uma carga glicêmica mais alta, por isso podem ser digeridas mais rapidamente e o açúcar nelas absorvido mais rapidamente. Nos momentos que você estiver precisando de energia rápida opte pelas frutas com alto índice glicêmico. Geralmente essa necessidade acontece quando você está movimentado seu corpo por  longo tempo e maior intensidade.

Já no dia a dia, dentro de uma rotina básica de trabalho leve e movimentação corporal também leve, opte por frutas com baixo índice glicêmico.

Texto:

Valeska Weiss

Nutricionista e Terapeuta

Fundadora da Hello! Veggie. Congelados Saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *