O conjunto de sinais dessa síndrome costuma se manifestar, repetidamente, de duas semanas a dois dias antes da menstruação. Apesar de ocorrer independente de cultura ou classe social, alguns sintomas da TPM podem variar de acordo com o meio no qual a mulher vive, sob influência, principalmente, da alimentação e estilo de vida.
Estatísticas mostram que de 20 a 30% das mulheres apresentam alguns dos sintomas pré-menstruais, sendo que 5% delas teriam suas vidas impactadas de forma significativa pelo problema. Os sintomas da TPM variam de mulher para mulher.
O fato é que, não merecemos sofrer com dores e sintomas como irritabilidade, compulsão e ansiedade.
E o que podemos fazer para amenizar esses sintomas?
Aumentar a ingestão de alimentos antiinflamatórios como o gengibre. Só isso já pode ajudar. Mas nosso organismo também pode estar carente de alimentos ricos em nutrientes como magnésio, piridoxina, cálcio, vitamina D e zinco.
Frutas e legumes vermelhos e alaranjados, aveia, espinafre, brócolis, couve, castanhas, sementes, peixes, banana e cacau ou chocolate 70% cacau, são alguns dos alimentos que nos fornecem esses nutrientes e trazem uma melhora significativa e alivio de muitos desses sintomas.
O inchaço também pode ser evitado com o aumento da ingestão de água diariamente, prática de atividade física, além de evitar o excesso de sal, açúcar e gordura, alguns chás também são bem favoráveis, como hibisco, salsão, abacaxi, entre outros.
Se você não sabe nem por onde começar para ter esses alimentos ou prepará-los no seu dia a dia, não se preocupe, eles estão muito bem distribuídos nas nossas refeições, sucos e sopas. Porque sempre fazemos tudo pensando em você, na sua saúde e na sua qualidade de VIDA.