Café não é comida

 

 

Café não é comida

Quando a gente pensa em refeição, a gente pensa em vários alimentos formando um conteúdo alimentar a ser ingerido no horário da fome, ou seja, no horário da necessidade de comer.

Image result for coffee hug"

Pensar em café é pensar em algo aconchegante e gostoso, que mantém a nossa energia nos horários em que ela está baixa. Café é algo aromático é uma bebida que nos abraça.

Você consegue perceber a diferença então entre refeição e café? Café é uma bebida tradicionalmente consumida no mundo inteiro e refeição um conjunto de alimentos.

Então, como pensar no café como sendo um almoço?! Como pensar o café sendo grande parte de uma refeição?

A resposta para tais indagações não é difícil, pois nossos hábitos, muitas vezes, definem o como chamamos as coisas.

 

Veja bem! Perceba que interessante. “Café da manhã” é o nome que damos para o nosso desjejum – para nossa primeira refeição do dia.

O café da manhã se chama “café da manhã”, justamente pela questão cultural de se tomar café no período da manhã.

Isso vem de muitos anos e podia ser legal no passado, quando nós tínhamos uma alimentação mais saudável, menos processada, mais rica e natural. Antigamente, o café utilizado como grande parte de uma refeição não nos levava a ter deficiências nutricionais porque muitas coisas ricas eram consumidas juntamente com ele.

Hoje em dia, o que consumimos não é mais tão rico quanto antes. E é justamente por essa razão que quero te trazer para a reflexão de que CAFÉ NÃO É COMIDA. E é por isso que eu quero conversar com você sobre café, o porquê café não deveria ser considerado um alimento.

Precisamos sempre compensar as nossas necessidades nutricionais através dos alimentos que temos disponíveis. Hoje em dia, esse é um grande desafio.

Logo, quero te convidar a fazer substituição do seu café do “café da manhã” por algo mais nutritivo de forma que você enriqueça a sua refeição.

Estou enfatizando o café do “café da manhã” pois ele é comumente consumido nesse período, mas sei também que existem muitas pessoas que pulam refeições importantes, como por exemplo, o almoço, substituindo-o apenas por essa bebida.

A sugestão Hello! Veggie. é deixar de lado o café e optar pelo consumo de sucos de frutas, ou sucos de vegetais (conhecido como Detox) ou vitaminas ricas em proteínas de qualidade. Dessa forma, você estará consumindo muito mais nutrientes no seu café da manhã. Image result for health juice"

Ao optar pelo café, você consome quase nada de nutrientes, alguns antioxidantes e cafeína.

Por outro lado, se você substituir o café por sucos ricos, você consumirá fibras, vitaminas,

minerais e substâncias funcionais antiinflamatórias, potencialmente

antioxidantes, que previnem doenças e oxidação celular e também muitas vezes termogênicas ou desintoxicantes.

Essa seria a substituição do efeito estimulante do café pela energia e vitalidade proveniente da alimentação de qualidade.

O café não é inimigo, ele também é saudável, mas depende da dose diária, do momento em que é consumido e do que ele está evitando que você consuma.

Então, a próxima vez que você for utilizar o café como um alimento principal de uma refeição ou ele como refeição, lembre-se de largar esse hábito e dar preferência aos alimentos ricos.

 

By Valeska M. Francki Weiss

Nutricionista Hello! Veggie. Congelados Saudáveis

3 comentários em “Café não é comida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *